Laboratório de Ecologia Marinha Bêntica

Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes,

Departamento de Ecologia

O grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia Marinha foi implantado em abril de 1998 com objetivo geral de investigar a ecologia bêntica de ecossistemas marinhos em águas rasas, gerando conhecimento aplicado à conservação da biodiversidade marinha da zona costeira. Desenvolvemos diferentes atividades entre elas programas de monitoramento, identificação de padrões em biodiversidade marinha, pesquisas envolvendo a importância da conectividade entre diferentes habitats e soluções biotecnológicas para problemas ambientais como a bioinvasão.


Desde 2002 o laboratório coordena nacionalmente o Programa SeagrassNet e participa em Redes nacionais. Coordenou o projeto "RAP Ilha Grande: um levantamento da biodiversidade" visando inventariar a biodiversidade marinha da Baía da Ilha Grande em 2003. Em 2006 fundou o Projeto Coral-Sol visando controlar os corais invasores Tubastraea spp. na costa brasileira.

 

Linhas de pesquisa

650.JPG

Biodiversidade marinha

Investigar, descrever e modelar padrões em biodiversidade marinha e suficiência amostral em comunidades de bentos de substratos consolidados e não consolidados.

IMG_3513.JPG

Ecologia de costões rochosos, recifes e gramas marinhas

Realizar estudos biológicos e ecológicos visando investigar indivíduos, populações e comunidades de costões rochosos, recifes de coral e gramas marinhas e fatores responsáveis para sua estruturação.

_MG_0321.jpg

Monitoramento

Monitorar e detectar mudanças em habitats formados por gramas marinhas pelo programa SeagrassNet; Monitorar, mapear e detectar mudanças em habitats invadidos por espécies exóticas.

229.JPG

Espécies exóticas invasoras

Investigar a biologia e ecologia de espécies exóticas invasoras e identificar soluções para o manejo de tais organismos.

As amostras de pipetagem e Proveta

Ecologia química marinha

Avaliar as interações entre os membros das comunidades biológicas mediadas por substâncias químicas. Vários organismos produzem metabólitos secundários que podem auxiliar na reprodução, e na defesa contra os consumidores, patógenos, competidores, epibiontes. Esses metabólitos também podem ser usados como biomonitores de estresse ambiental e na preservação da biodiversidade marinha.

Plataforma de petróleo

Biotecnologia marinha

Criar soluções biotecnológicas para problemas ambientais atuais.

 
Under Water

Projetos

Conheça alguns dos projetos que desenvolvemos e somos parceiros!

 
_MG_0209.jpg
Shoreline from Above
Quiet Forest
Calm Sea

Rede Coral-Sol de Pesquisa

Projeto de Extensão "Pra Que Seve?"

Projeto É Mole

SeagrassNet

Entre em contato conosco

Rua São Francisco Xavier 524, PHLC Sala 220, CEP 20550-900, Rio de Janeiro, RJ, (BRAZIL)

+55 21 2334 0260/0525 (ramal 30)

+55 21 2334 0546

Thanks for submitting!